A fábrica da Nestlé que não envia resíduos para aterro



Situada em Newcastle, a maior fábrica da Nestlé no Reino Unido não envia resíduos para aterro e reduziu as emissões em 10%, no último ano, devido a um digestor anaeróbio gigante.

Segundo o Edie, a fábrica de Fawdon está a converter, todos os dias, quatro toneladas de resíduos sólidos e 200.000 litros de desperdício líquido em energia renovável e água limpa. Todos os dias são gerados 200kW de electricidade a partir do biogás – o suficiente para 8% das necessidades energéticas da fábrica – e 41 piscinas olímpicas de água limpa.

Até 2020, a Nestlé prevê instalar o mesmo sistema em 150 fábricas em toda a Europa. Nos Estados Unidos, a multinacional suíça já garantiu o enviou de zero resíduos para aterro em Abril.

A fábrica de Fawdon, que produz marcas como Rolo e Toffee Crisp, transforma os resíduos doces numa espécie de sopa de chocolate. Esta “sopa” é depois colocada num tanque estaque – o tal digestor anaeróbio gigante – onde as bactérias decompõem o material e convertem-no em subprodutos como água limpa e biogás.

“O sistema permite-nos converter uma grande quantidade de resíduos que, de outra forma, entrariam na rede de esgotos ou seriam enviados para aterros, onde iriam gerar metano e outros gases com efeitos de estufa”, explicou ao Edie Andrew Griffiths, gestor de sustentabilidade da Nestlé.

Nos últimos meses, a Nestlé juntou-se à Unilever para melhorar a reciclabilidade das embalagens ditas flexíveis, como as dos doces e chocolates. Financiado pela Innovate UK, o projecto de dois anos pretende criar uma economia circular para as embalagens flexíveis, responsáveis por quase um terço do consumo de embalagens de plástico no Reino Unido.

Foto: Bodo / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...