9 exercícios que emagrecem mais do que o running
Diz o agregador O Meu Bem Estar – e bem! – que correr está na moda. E é simples, só precisa do calçado adequado e de um espaço para correr para conseguir perder aqueles quilinhos a mais que acumulou nos últimos meses. Por exemplo, se correr a uma velocidade de 8 km/h, queima oito calorias por minuto. No entanto, existem alternativas ao running que fazem com que gaste ainda mais calorias, de acordo com o El País. Ora veja.
1.Pesos russos: Estes pesos com o formato de bola com uma pega ajudam a trabalhar os glúteos e os quadricípites. Ao usá-los pode queimar cerca de 20 calorias por minuto, num treino de cerca de 20 minutos. O swing com pesos russos [balanço com os braços, da frente para trás] é difícil, mas é o exercício ideal para acabar com a gordura da barriga. O personal trainer, Salvador Serrano, explica que “os pesos russos trabalham muito bem a força e o equilíbrio”.
2.Remo: Uma pessoa com 84 quilos pode queimar 377 calorias durante 30 minutos de remo a um ritmo vigoroso ou cerca de 12,5 calorias por minuto, segundo um estudo da Universidade de Harvard. E como trabalha os músculos dos braços, das pernas e das costas, é um óptimo exercício para trabalhar o corpo todo. Uma boa opção para queimar calorias com o remo é fazer quatro séries de 2 minutos de máxima intensidade com descansos de 1 minuto e meio, aconselha Salvador Serrano.
3.Burpees: “Uma pessoa de 82 kg queima aproximadamente 1,43 calorias por burpee (uma sucessão de movimentos – começa-se de pé, dobra-se para a frente, colocam-se as mãos no chão, com um pequeno salto levam-se os pés para trás até se ficar na posição de prancha. Desta posição faz-se uma flexão de braços, seguida de um pequeno salto para levar os pés junto às mãos, terminando com um salto o mais alto possível, ficando, novamente, de pé, pronto para a segunda repetição)”, diz o especialista em exercício e treinador Jeff Godin. Os burpees são exercícios de alta intensidade que trabalham vários músculos ao mesmo tempo.
4.Saltar à corda: Numa intensidade moderada de 100/120 repetições por minuto queima-se cerca de 13 calorias, segundo o Compendium of Physical Activities, desenvolvido pelo doutor Bill Haskell, da Universidade de Stanford. Este exercício trabalha mais grupos musculares do que correr e desafia o seu equilíbrio e a sua coordenação, sobretudo se acrescentar algumas habilidades.
5.Bicicleta todo-o-terreno: É possível queimar até 1.500 calorias por hora, ou cerca de 25 calorias por minuto, ao pedalar sobre todo tipo de terreno, desde que não seja em plano, claro. Claro que tudo depende da condição física e dos níveis de força e agilidade.
6.CrossFit: Este tipo de treino já começa a estar na moda e faz com que queime em média 13 calorias por minuto, segundo cientistas da Universidade Estadual de Kennesaw. É um treino intenso que procura melhorar a força e resistência. Deve ser acompanhado por um profissional.
7.Esqui de fundo: “Ao usar elementos que causam fricção ou deslizamento, o esqui pode ser mais intenso do que a corrida”, argumenta Sergio Serrano. Este desporto oferece um melhor treino em comparação com correr mais ou menos ao mesmo ritmo, graças ao facto de que exige que a inferior do corpo empurre e puxe a parte superior. Através de uma boa sessão de esqui de fundo pode queimar mais de 12 calorias por minuto, segundo Compendium of Physical Activities.
8.Agachamentos: Quatro minutos deste exercício podem fazer verdadeiros milagres. Num estudo da Universidade de Auburn em Montgomery, os participantes que fizeram oito sessões de 20 repetições com 10 segundos de descanso, queimaram em média 13,4 calorias por minuto e, no pós exercício, aceleraram o seu metabolismo em pelo menos 30 minutos.
9.Battling Ropes, trieno com cordas: Num estudo recente da Universidade de New Jersey, no qual se compararam diferentes estilos de treino, verificou-se que os exercício de corda entraram pela primeira vez na função de consumo total de oxigénio com uma queima de 10,3 calorias por minuto.
Foto: U.S. Naval Forces Central Command/U.S. Fifth Fleet / Creative Commons