Alunos da Universidade de Coimbra corrigem norma internacional relacionada com a qualidade de água
Dois alunos do Departamento de Química da Universidade de Coimbra, Patrícia Frazão e Luís Veríssimo, descobriram, analisaram e recomendaram a alteração de um erro crítico na norma ISO 8467:1993.
A norma, de uso quase universal, padroniza o controlo de qualidade da água para consumo humano. É usada por todos os fornecedores públicos de água de consumo humano e laboratórios de análise de controlo de qualidade de água, incluindo reservatórios e piscinas. Serve ainda de base técnica a legislação e regulamentação conexa.
Por outras palavras: a norma 8467:1993 protege as condições de vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, todos os dias.
A Recomendação Técnica de Correcção foi aceite pelo Comité relevante da ISO (Organização Internacional de Normalização), que reúne 207 países e 113 organizações, iniciando um processo de alteração da norma que será reconhecido em todo o mundo.
Segundo explica a Universidade de Coimbra no seu site, o erro detectado pelos dois alunos estava na norma desde 1993 e não tinha sido descoberto até agora.
Foto: Marta Costa / Universidade de Coimbra
Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Água, publicado durante o mês de Julho e promovido pela Águas de Portugal. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.sapo.pt. Siga a AdP no site e YouTube e assine a sua newsletter.