Banhistas salvam tubarão-branco que deu à costa nos Estados Unidos (com FOTOS)
Um tubarão-branco jovem deu à costa numa praia em Chatham, no estado norte-americano do Massachusetts, e foi mantido vivo com a ajuda de vários banhistas que estavam no local, até que as autoridades chegassem.
“Não havia forma de o tubarão chegar a uma zona onde pudesse nadar, por isso ele apenas se agitava e tentava mexer na água”, explicou uma testemunha do salvamento, Kelly Skanell, à WCVB.
Segundo responsáveis pelo Atlantic White Shark Conservancy (AWSC), o tubarão perseguia gaivotas no mar, até que acabou por chegar a uma zona de areia, incapaz de voltar para a água. Foi então que os banhistas chamaram as autoridades e atiraram-lhe baldes de água, para que se mantivesse vivo.
Mais tarde, os responsáveis da Division of Marine Fisheries arrastaram o tubarão de 2,1 metros com uma corda e enviaram-no para o mar. Antes, porém, colocaram-lhe uma etiqueta. O tubarão foi libertado a 1,5 quilómetros da costa.
Há cada vez mais tubarões-brancos a aventurarem-se da costa do Massachusetts, sendo Setembro o mês mais propício a que isso aconteça. No último Verão, quase 70 tubarões foram encontrados nestas águas e, segundo os cientistas, o número vai continuar a subir, à medida que o animal persegue o seu petisco favorito, as focas.
“Sabemos que, no ano passado, muitos tubarões ficaram presos nesta área e não conseguiram sair. É difícil para qualquer tubarão deixar a praia”, explicou Cynthia Wigren, da AWSC.
[nggallery id=2043 template=greensavers]