Ponte ciclável proposta para a Segunda Circular adiada para 2011



A construção da ponte ciclável e pedonal sobre a Segunda Circular, um projecto da MXT que venceu o primeiro prémio da ExperimentaDesign, foi adiada por um ano.

De acordo com o jornal Público, que cita António Adão da Fonseca, engenheiro coordenador do projecto vencedor, o início da empreitada deverá ser assegurado em Maio do próximo ano. Se este calendário for cumprido, a construção irá terminar no final do Verão.

A ponte, que ligará a zona das Torres de Lisboa a Telheiras, será financiada pela Galp, uma das promotoras do concurso internacional de ideias para a nova ponte.

Para além de ligar estas duas zonas de Lisboa, a ponte ciclável deverá ligar-se a outras ciclovias já existentes – ou em vias de existirem.

De acordo com Pedro Marques Pereira, porta-voz da Galp Energia, um eventual novo atraso na construção da obra poderá justificar-se com “constragimentos técnicos” relacionados com o carácter “muito inovador e alternativo” da estrutura.

O jornal Público falou também com Telmo Cruz e Maximina Almeida, os arquitectos responsáveis pelo projecto vencedor, que afirmam que existe uma “política consistente, empenhada [que] já tem pelo menos dez anos e que visa a implementação de qualquer alternativa ao automóvel”.

“A primeira expressão disso é a bicicleta, mas surgirão outras, que ainda não sabemos quais são, e que deixarão uma marca no espaço urbano”, explicaram. “Era importante saber para que servia a ponte, o que é que ela une, e sobretudo como pode evoluir e o que é que poderá vir a unir”, concluíram os responsáveis pelo projecto.

A ponte está orçada em um milhão de euros e o projecto português foi escolhido entre outras 54 propostas, a maioria delas de arquitectos internacionais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...