Siemens é parceira da Volvo no mercado dos carros eléctricos
A Volvo Car Corporation escolheu a Siemens para parceira na sua entrada no mercado dos carros eléctricos, nomeadamente com o C30 Electric. A empresa alemã fica responsável pelas tecnologias electrónicas de potência, condução e carregamento. Segundo o CEO da Volvo Cars, citado pelo Business Green, a parceria conduzirá a marca “a um nível completamente novo”.
Os primeiros protótipos, equipados com motores eléctricos Siemens, que produzem uma potência máxima de 145 cavalos (108 Kw), vão começar a ser testados a partir do final deste ano, altura em que também está previsto que a construtora sueca inicie a produção limitada do C30. Já no final de 2012, a frota interna da Siemens vai receber cerca de 200 carros, no sentido de serem testados e avaliados em condições reais.
A maior fabricante europeia de engenharia é actualmente protagonista de outras parcerias, que envolvem o mercado de automóveis eléctricos, nomeadamente com a BMW e a Renault. O objectivo, a longo prazo, é tornar-se fornecedora global de sistemas eléctricos, tanto para o interior como para o exterior dos veículos. Esta é apenas mais uma parceria no sector, depois da GM com a LG, da BMW com a Peugeot Citröen, e da Daimler com a Renault e a Nissan.
Entretanto, a Volvo, detida pela chinesa Geely Holding Group, anunciou também que está a desenvolver um modelo de autocarro híbrido, com tecnologia Plug-in, que terá um consumo 65% menor do que os tradicionais autocarros a diesel. As emissões de dióxido de carbono para a atmosfera serão também reduzidas em mais de 75%. No final do ano, o protótipo deverá estar pronto e, no Outono de 2012, três modelos começarão a ser testados nas ruas de Gothenburg, na Suécia.