EUA: Governador do Wisconsin quer construir muro na fronteira com o Canadá
O Governador do estado do Wisconsin e candidato a candidato republicano para presidente dos Estados Unidos, Scott Walker, afirmou ontem à noite que o país precisa de construir um muro na fronteira com o Canadá.
De acordo com Walker, que era entrevistado no programa Meet the Press, na estação de televisão NBC, o reforço das leis da imigração e da segurança das fronteiras é o principal tema a ser debatido no caminho para as presidenciais de 2016.
“Há pessoas que nos perguntaram sobre isso no [estado de] New Hampshire e que levantaram preocupações legítimas, incluindo alguns responsáveis policiais, que me falaram disso num das nossas reuniões municipais, há um mês e meio. Este é um tema legítimo e vamos continuar a falar dele”, explicou Walker.
Ainda assim, o Governador não especificou quais as preocupações dos responsáveis de New Hampshire ou, até, quais serão as ameaças específicas do lado canadiano da fronteira. A reação da opinião pública canadiana foi imediata, ridicularizando as afirmações de Scotte Walker.
Republican Scott Walker wants to build a wall between the US & Canada. He must not know we’re good hoppers. pic.twitter.com/SeMDLBvOIo
— Ryan McByks (@IAmByks) August 31, 2015
No mesmo dia, avança ainda o Mashable, outro dos candidatos a candidato republicanos, o governador Nova Jérsia, Chris Christie, admitiu que os Estados Unidos deveriam implementar um sistema de monitorização de pessoas que entram no país – com vistos temporários – semelhante ao da empresa de transporte de correspondência FedEx.
“Neste momento, a FedEx pode dizer-nos onde está a nossa correspondência. Está na carrinha, está na estação, está no avião. No entanto, deixamos que pessoas entrem neste país com vistos e, um minuto depois, perdemos-lhes o rasto”, concluiu.
Foto: Muro de Berlim (1961 – 1989)