Ushguli: a aldeia mais alta da Europa (com FOTOS)
Situada a 2.190 metros de altitude, a aldeia de Ushguli, na região de Svaneti, Geórgia, é a mais alta de Europa – habitada, claro está. Com 200 habitantes, Ushguli é composta por quatro mini-aldeias – Zhibiani, Chvibiani, Chazhashi e Murqmeli – e tem uma periclitante condição atmosférica, uma vez que, durante seis meses, a aldeia fica coberta de neve.
Rodeada de montanhas verdes – ou brancas –, Ushguli é um dos mais belos locais da Europa e já faz parte do Património Mundial da Humanidade, distinção atribuída pela UNESCO. “Em 1991, toda a região de Svaneti foi nomeada Património Mundial, a pedido do público. Nesta área, a política é preservar não apenas os monumentos individuais mas também vilas e paisagens como um todo”, explica a UNESCO.
As fotos da nossa galeria pertencem a Rafal Nycz, um fotógrafo polaco que, de férias na Geórgia rural com a sua namorada, decidiu subir até Ushguli. “Descobrimos grandes locais e pessoas muito simpáticas. A ideia desta viagem surgiu num artigo de Aaron Huey sobre Ushguli, na revista National Geographic”, explicou Nycz ao Daily Mail.
“A paisagem característica de Svaneti é formada por pequenas aldeias, dominada pelas torres das igrejas e situadas no declive da montanha, com o ambiente natural das coordilheiras e dos vales alipnos. E de montanhas cobertas de neve”, continuou o fotógrafo.
[nggallery id=2193 template=greensavers]