Leça: Piscina construída por Siza Vieira há 45 anos elogiada pela imprensa internacional
Uma piscina pública construída em 1966, em Leça, pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, está a merecer, em 2011, uma invulgar onda de elogios por parte da imprensa internacional. De acordo com o site Inhabitat, por exemplo, a piscina “passou o teste do tempo ao colocar-se delicadamente entre a paisagem natural”.
“A corajosa abordagem [de Siza Vieira] utilizou a formação rochosa natural como base para as duas piscinas, acrescentando paredes de cimento com os elementos naturais para conseguir os resultados desejados, em vez de simplesmente colocar tubos artificiais junto ao mar. O resultado foi a satisfatória fusão entre a mão humana e a natureza”, explicou o site.
De acordo com o Inhabitat, Siza Vieira não tinha nem orçamente nem estudos topológicos, por isso estudou o lugar para estabelecer a melhor maneira para utilizar as formações rochosas existentes com o mínimo de modificações e poucos materiais de construção.
A piscina das crianças está entalada entre grandes formações rochosas, com uma parede de cimento curvada num dos lados e uma pequena ponte do outro, para encorajar as crianças a passarem por baixo.
A piscina principal encontra-se colada ao oceano, o que cria uma ligação visual com a água azul do mar. “O design [da piscina] é um exemplo clássico de como se pode fazer muito com poucos recursos”, explica o site. Este foi um dos primeiros trabalhos da carreira de Siza Vieira.
Veja mais fotos do projecto.