Madeira: estação do antigo comboio pode receber museu de transportes



A antiga estação do Caminho-de-Ferro da Madeira, situado junto à actual Escola de Administração e Línguas da Madeira – ISAL -, na rua do Comboio, pode receber um núcleo museológico sobre os transportes antigos da Madeira.

Segundo o Funchal Notícias, “há um abundante manancial de fotografias e objectos sobre o assunto”, pelo seria do interesse da cidade em ter um espólio em exposição, para perceber como era a mobilidade naquela altura.

Dos transportes antigos da Madeira, neste momento, apenas restam os carros de cesto, hoje em dia com carácter mais turístico e lúdico. Mas nem sempre foi assim, pois, quando surgiram em meados do século XIX, eram usados como um meio de transporte rápido para quem quisesse descer do Monte até o Funchal. O comboio surgiu em finais do século XIX, sendo mais tarde a linha férrea prolongada até o Terreiro da Luta.

Há ainda os carros de boi, os primeiros barcos – que eram o único meio de transporte para chegar à ilha antigamente –, os primeiros automóveis e autocarros a rodarem sobre o piso inclinado e empedrado das ruas da altura. E até o primeiro avião a aterrar na Madeira.

O museu teria interesse, também, para as escolas, turistas. “Por intermédio do património também se ensinam às novas gerações os seus valores culturais e históricos”, conclui o site madeirense.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...