Vombate deprimido encontra conforto num urso de peluche (com FOTOS)



Tonka, um vombate de sete anos, perdeu tudo: a casa, a mãe e a sensação de estabilidade na sua vida. Ela foi salva pela Billabong Sanctuary, um santuário de vida selvagem situado em Townsville, Austrália, onde foi diagnosticada com depressão. Desde então, há um único objecto que a conforta: um ursinho de peluche.

A vombate era bebé quando a sua mãe foi atropelada por um carro, tendo sido levada imediatamente para este santuário. Em 2011, Billabong foi atingido por um ciclone e ficou praticamente destruído, o que acelerou a depressão de Tonka.

Hoje, a vombate recorre a ursos de peluche para combater a depressão. “Os animais que estão clinicamente deprimidos têm os mesmos problemas dos humanos – os cérebros de todos os mamíferos são incrivelmente iguais”, explicou ao The Dodo Kenneht Storey, professor de bioquímica da Universidade de Carleton.

Tonka é tão agarrada ao seu animal de peluche que ele tem de ser substituído regularmente, uma vez que o vombate provoca buracos no tecido. Por vezes, como explica o seu tratador, Samm Sherman, o animal até recebe… um vombate de peluche.

É difícil perceber que um animal está deprimido, segundo Olivier Berton, da Universidade da Pennsylvania, mas acredita-se que eles podem ter esta condição. “Medimos o interesse dos animais pela comida que eles gostam normalmente ou pela motivação para a actividade sexual. Também medimos a forma como eles interagem socialmente com outros animais de um grupo e as mudanças nos padrões de sono e actividades diárias”, completou o responsável.

[nggallery id=2220 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...