Nova Iorque: Memorial do 11 de Setembro é uma das praças mais verdes do mundo



O memorial que homenageia todas as vítimas do 11 de Setembro, ontem inaugurado, é uma das praças mundiais mais sustentáveis de sempre, de acordo com o Inhabitat. Desenhado pelos arquitectos Michael Arad e Peter Walker, o memorial consiste numa praça cheia de árvores e duas piscinas reflectoras, cada uma com 4.000 metros quadrados.

O projecto foi seleccionado de entre 5.200 propostas de 63 países diferentes e foi construído no exacto sítio onde, durante décadas, se ergueram as Torres Gémeas. Como não poderia deixar de ser, o memorial foi construído a pensar em conceitos sustentáveis e em valores como a esperança e a renovação. O Inhabitat diz que será o próximo ícone nova-iorquino, concorrendo com a Estátua da Liberdade em popularidade.

A praça terá certificação energética LEED e sistemas de irrigação, gestão de pragas e águas da chuva. Estes sistemas irão conservar energia e água. As piscinas estão rodeadas de carvalhos brancos, que podem ser encontrados em qualquer pântano norte-americano e simbolizam a vida e o renascimento. A árvore foi escolhida, também, pela sua durabilidade. O memorial será, assim, uma mancha verde no meio de Manhattan.

Para suportar as árvores foi construído um sistema de pavimento suspenso. A árvore da chuva será conservada para irrigar as árvores.

A entrada na praça será gratuita. Ainda assim, e durante os próximos anos, será necessário obter um passe de visitante à entrada, devido às obras que ainda rodeiam o local. Poucas horas depois de abrir ao público, o memorial tinha já sido visitado por 11 mi pessoas. Notável.

Veja mais fotos do monumento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...