Starbucks, Nike ou Walmart unem-se ao movimento global pelas energias renováveis



Nove grandes empresas mundiais, entre as quais a Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Nike, Starbucks ou Walmart, anunciaram hoje o apoio ao programa RE100, uma campanha global que pretende chegar aos 100% de energia renovável em todas as operações necessárias ao desenvolvimento do negócio.

Estas nove empresas assinaram um compromisso em que asseguram que toda a sua energia consumida virá de fontes renováveis, ainda que os períodos temporais sejam diferentes: a Nike assumiu 2025 como ano para atingir estes objectivos, enquanto a Goldman Sachs diz que os alcançará já em 2020.

“Campanhas como estas são fundamentais para nos ajudarem a reduzir os nossos esforços, ao permitir networking entre pares e empresas com pensamentos idênticos”, resumiu ao Guardian Len Sauers, vice-presidente de sustentabilidade da Procter & Gamble. Esta empresa, por exemplo, admite que ainda terá muito que trabalhar para chegar aos 100% de energias renováveis. Até 2020, ainda assim, vai tentar chegar aos 30%.

Segundo Mark Kenber, CEO da ONG The Climate Group, o compromisso destas empresas pela economia de baixo carbono ser-lhes-á benéfico em termos de negócio futuro.

“[Irá] reduzir o risco, protegê-las contra a subida dos preços, salvar milhões e aumentar o valor da sua marca. É de isto que se trata a economia de baixo carbono”, revelou.

Estas nove empresas juntam-se a outras como a Ikea, Unilever ou Marks & Spencer, que já tinham assinado o compromisso anteriormente. Veja todas as empresas que já fazem parte do RE100.

Foto: Uwe Potthoff / Creative Commons





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