Perú: Petrolíferas subornam tribos índias com canetas e analgésicos



A petrolífera argentina Pluspetrol, entre outras, está a subornar os habitantes das tribos isoladas peruanas com canetas, analgésicos e promessas de trabalho temporário, em troca da abertura para a realização de testes ao solo.

De acordo com a Survival International, várias tribos do sudoeste peruano já foram abordadas – e subornadas – por empresas e até por membros da INDEPA, a agência governamental peruana lançada para proteger as tribos isoladas. O objectivo das petrolíferas é realizar testes ambientais para averiguar a sustentabilidade do solo para, no futuro, receber explorações petrolíferas.

A reserva de Kugapakori-Nahua, onde decorrem parte dos testes, foi criada em 1990 para proteger os direitos territoriais das tribos vulneráveis.

De acordo com Enrique Dixpopidiba Shocoroa, líder dos Nahuas, as petrolíferas ofereceram equipamentos médicos, canetas e outros artigos de escritório e fizeram promessas de trabalho temporário.

Recorde-se que o presidente peruano, Ollanta Humala, aprovou na semana passada uma lei histórica que garantirá às tribos indígenas o direito de serem consultadas sobre todos os projectos que poderão afectar as suas terras.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...