Ana Catita: “Não faz sentido integrar os planos de mobilidade e transportes no PDM”



É preciso criarmos condições para atrair novos investidores e habitantes para as cidades, é indispensável sermos inovadores urbanos, capazes de tornar as cidades em locais mais agradáveis e eficientes, mas “não faz sentido integrarmos os planos de mobilidade e transportes no PDM”.

Esta foi uma das principais ideias defendidas pela subdirectora geral do DGOTDU (Direcção-Geral do Ordenamento e Território e Desenvolvimento Urbano), Ana Catita, há minutos, durante a 2ª Conferência da Mobilidade Urbana.

“Se integrarmos os planos de mobilidade nos PDM, estes ficam demasiado pesados. O plano de mobilidade e transportes deve estar articulado com o PDM, mas não deve haver uma fusão entre eles”, explicou Ana Catita durante a conferência, que se realizou no Museu da Carris, em Lisboa.

Segundo a especialista, o desafio dos planos de mobilidade e transporte foi muito importante – e ainda o é – no programa Polis XXI, e está ligado a duas realidades: uma mais estratégica, que tem em conta o papel da mobilidade na competitividade das cidades e das regiões; e outra mais prática, onde são discutidas as soluções a implementar na qualidade de vida urbana, na sustentabilidade e nas questões de energia, por exemplo.

“A preocupação principal da qualificação urbanística e espaços públicos devem ser as pessoas, que são que os vão utilizar. Depois, há que também ter em conta as empresas, o seu funcionamento e, claro, as questões de ambiente e energia”, explicou a responsável, que avançou ainda que a DGOTDU vai lançar em breve o seu sexto número da publicação sobre a Política das Cidades.

Antes da intervenção de Ana Catita, já o presidente do IMTT, Carlos Correia, tinha abordado a importância da “mudança de paradigma da mobilidade urbana”. “É preciso essa mudança de paradigma, para que a utilização dos transportes públicos seja uma primeira escolha e não um recurso para quem não tem acesso ao transporte individual”, explicou então.

A 2º Conferência da Mobilidade Urbana teve como tema a Gestão Inteligente da Competitividade e foi organizada pelo Jornal Arquitecturas, da About Media. O Green Savers foi media partner do evento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...