A nova “coqueluche das tecnologias solares” está guardada em Agualva-Cacém



A nova “coqueluche das tecnologias solares”, uma célula fotovoltaica de um centímetro quadrado com uma pela de vidro por cima, para concentrar a radiação, encontra-se guardada na Estrada de Paços de Arcos, em Agualva-Cacém, a centenas de metros do movimentado IC19.

A tecnologia – que pertence à terceira geração de equipamentos que estão a ser desenvolvidos para aproveitar a energia do Sol – está a ser produzida pela portuguesa Magpower, liderada por Pedro Falcão e Cunha.

“É um vidro com um doping especial. São as colagens [dos componentes] que são a arte disto tudo”, explicou, ao Jornal de Negócios, o administrador-executivo da empresa.

A produção destes painéis solares começa nas células importadas dos Estados Unidos e trabalhados em laboratório pela engenharia portuguesa. Com 60 colaboradores e um ano de actividade, a fábrica da Magpower tem capacidade para produzir, todos os anos, 50 MW em painéis fotovoltaicos de concentração. Ainda assim, hoje apenas trabalha a 25% desta capacidade.

“O nosso problema vai ser termos capacidade para responder, porque temos 200 MW em pipeline”, revela Falcão e Cunha. A Magpower planeia agora construir uma fábrica de montagem de painéis nos Estados Unidos, para poupar custos de transporte e equipamentos.

Para além dos Estados Unidos, os outros dois grandes mercados da empresa são o Norte de África e o Médio Oriente. A empresa espera facturar 30 milhões de euros em 2012, sendo que 60% virá das exportações. Em velocidade de cruzeiro, por outro lado, a Magpower deverá facturar mais de 100 milhões ds euros.

Conheça melhor a Magpower.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...