Smartphones podem em breve detectar poluição atmosférica



A poluição atmosférica é responsável por sete milhões de mortes por ano, globalmente, estando as crianças e os idosos em maior risco que a restante população. Para tentar alertar as pessoas para a poluição que existe à sua volta, uma equipa da Universidade RMIT, na Austrália, está a trabalhar num sensor que, através de um simples smartphone, pode avisar-nos da presença de níveis altos de dióxido de nitrogénio.

Desenvolvido por uma equipa liderada pelo professor Kourosh Kalantar-zadeh, o sensor absorve moléculas de dióxido de nitrogénio em flocos de dissulfeto de estanho ultra-finos. Ao analisar a quantidade de moléculas nos flocos, o sensor determina a concentração do gás que existe num determinado ambiente.

“A falta de acesso público a ferramentas de monitorização é um dos obstáculos à mitigação dos efeitos nocivos deste gás. Os sistemas actuais são muito caros ou têm grandes dificuldades em distingui-lo dos outros gases”, explicou Kalantar-zadeh ao Gizmag. “Este método é mais barato e trabalha melhor que os sensores actualmente utilizados para detectar este gás perigoso”.

Neste projecto, a RMIT está a colaborar com a Academia Chinesa das Ciências. Há ainda cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, que estão a desenvolver um sensor compacto capz de detectar o dióxido de nitrogénio.

Foto: unbekannt270 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...