Fundos europeus já não podem ser usados para ajudar actividades tauromáquicas
O Parlamento Europeu aprovou hoje uma emenda que proíbe os fundos europeus de “financiar actividades tauromáquicas que impliquem a morte de um touro”. O texto, apresentado pelo grupo Verdes, especifica ainda que nem os créditos da Política Agrícola Comum (PAC) serão permitidos para financiar actividades tauromáquicas.
Segundo o El Diário, muitos empresários tauromáquicos eram até agora ajudados por fundos europeus, “Mais de €130 milhões do PAC acabaram por financiar a tauromaquia”, explicou o eurodeputado Florent Marcellesi, num total de 200 ganadeiros pertencentes à União dos Ganadeiros de Touros de Lide, que conta com 1.400 empresários.
Até agora, as ajudas não distinguiam a actividade agrícola a que se destinavam os fundos: concediam-se as verbas em função da superfície da terra e não a que se dedica essa terra.
A votação, que obteve 438 votos a favor e 199 contra, adverte que o financiamento deste tipo constitui “uma clara violação do Convénio Europeu de protecção dos animais em explorações ganadeiras”.
Foto: Vladimir Terán Altamirano / Creative Commons