O casal espanhol que há 45 anos vive sozinho na aldeia (com FOTOS)
Juan Martin e Sinforosa Colomer não têm de se preocupar com o eventual barulho feito pelos vizinhos. Ou, pelo menos, os seus vizinhos humanos. É que há 45 anos que o casal vive sozinho numa pequena aldeia a 160 quilómetros de Valência, La Estrella, que em tempos chegou a albergar 200 pessoas.
Juan e Sinforosa são também os principais protagonistas da curta-metragem Jungles in Paris, que detalha a vida simples mas dura do casal, que trabalha a terra como sustento e toma conta de dezenas de cães e gatos.
Os últimos habitantes de La Estrella deixaram a aldeia em 1970, mas o Juan e Sinforosa, actualmente com 79 e 82 anos, ficaram por insistência da mulher, que nasceu e cresceu no local. “A minha mulher viveu sempre aqui, não queria sair. Por mim, teríamos saído há muito tempo, mas não a posso deixar sozinha”, explicou Juan Martin.
Como qualquer local rural, esta aldeia já teve um autarca, polícia, padre e até professores. O início da decadência começou com a morte de vários dos seus habitantes num desastre natural. A migração para as cidades, que começou durante a Guerra Civil Espanhola, continuou a retirar pessoas da aldeia. Até que ficaram apenas Juan e Sinforosa.
[nggallery id=2386 template=greensavers]