É fã de birdwatching? Não perca o festival de Sagres, já esta semana



Arranca na próxima sexta-feira, 30 de Setembro, a segunda edição do Festival de Observação de Aves de Sagres. O encontro durará todo o fim-de-semana e será uma oportunidade para os mais novos e adultos observarem as milhares de aves que passam, nesta zona, entre finais de Agosto e Novembro.

O festival é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e organizado por duas associações parceiras, a Almargem e a Sociedade Portuguesa para o Estudo Das Aves (SPEA). Segundo a organização, haverá várias actividades à margem da observação de aves, como saídas de campos dirigidas por guias especializados, passeios de barco, saídas nocturnas, palestras temáticas, tertúlias ou actividades de educação ambiental.

Este é um festival único em Portugal, que pretende juntar amadores e profissionais de aves e fãs da natureza. O festival insere-se no programa europeu BirdWatching 2011 e é, por isso, apoiado também pelo ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade), Turismo de Portugal, Turismo do Algarve, juntas de freguesia de Sagres e Vila do Bispo e de várias empresas locais nas áreas da hotelaria e restauração.

Inscreva-se neste link para participar no festival.

Finalmente, este encontro tem como objectivo desenvolver o turismo ornitológico em Portugal, em especial Vila do Bispo e península de Sagres, uma região com centenas de espécies de fauna e flora, que formam parte de um património biológico sem igual na Europa.

“Sagres é uma região peculiar, não só devido à sua paisagem, como pelo seu património biológico. Este local serve de passagem a milhares de aves que migram para Sul, sendo estas a principal atracção do Festival, que em 2010 deu a conhecer, em apenas três dias, mais de 100 espécies”, explica a SPEA em comunicado.

Este ano, a organização espera superar este número, uma vez que durante a migração outonal é comum a observação de mais de 190 espécies nesta zona. Entre estas, contam-se muitas preciosidades, como a Águia-imperial, o Abutre-preto, a Cegonha-preta, o Falcão-darainha, a Águia de Bonelli, a Pardela-de-barrete, o Falaropo-de-bico-fino ou a tarambolacarambola.

Foto: Nuno de Santos Loureiro





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...