Bicicleta holandesa de 35 metros chega ao Livro dos Recordes (com FOTOS)
Uma bicicleta fabricada pela Mijl Van Mares Werkploeg, organização ligada à mobilidade de duas rodas da Holanda, acabou de ser coroada como a maior do mundo, com 35 metros. A bicicleta já está no Livro dos Recordes do Guinness e consegue ser maior, inclusive, que a maior limousine do globo.
No entanto, e apesar do seu tamanho, explicam os autores, ela precisa apenas de duas rodas e dois utilizadores que as pedalem. E, claro, de uma ciclovia com poucas curvas.
Feita com treliças de alumínio usadas sobretudo na iluminação de concertos, a bicicleta não tem estabilizadores ou rodinhas de principiante. No entanto, a roda traseira é um pouco maior do que o habitual, para a ajudar a circular sem grandes problemas.
Apesar de não ser particularmente difícil de pedalar, nas palavras do líder do projecto, Frank Pelt, é pouco provável que a bicicleta seja comercializada no futuro. É que, na verdade, haverá poucos caminhos, em todo o mundo, em que ela possa andar.
Veja o vídeo oficial do recorde.
A bicicleta pode ser facilmente desmontada mas, infelizmente para a Mijil Van Mares Werkploeg, os 15 minutos de fama do seu veículo estão prestes a terminar. É que um grupo australiano já está a construir uma bicicleta mais longa – mais de 41 metros – e que necessita de 20 pessoas para circular. Conseguirão os holandeses recuperar o trono que ainda não perderam?
[nggallery id=2430 template=greensavers]