Singapura: caminhos-de-ferro desactivados vão ser transformados num parque público gigante (com FOTOS)
A cidade-estado de Singapura anunciou um dos projectos mais ambiciosos de reutilização de caminhos-de-ferro do mundo, que a levará a transformar estas infra-estruturas agora obsoletas em 24 quilómetros de parques públicos.
O projecto foi ganho pelo ateliê japonês Nikken Sekkei em colaboração com a Tierra Design e a Arup Singapure e foi desenhado como um “espaço inclusivo”, de acordo com o Inhabitat, acessível a todos através de 122 pontos em todo o país – que não é muito grande, acrescente-se – e 21 plataformas modulares.
Haverá uma ciclovia que acompanhará todo o parque e o corredor verde já existente será mantido. Ao longo dos 24 quilómetros existirão, por outro lado, oito módulos de actividades, desde espaços ao ar livre que promovem o exercício físico a áreas para visionamento de filmes ou miradouros para paisagens florestais.
O projecto está agora em fase de apreciação pública, recebendo feedback da população até final de Março. “[O projecto] monta uma visão de espaço público sem fim à vista, preserva e reintegra as áreas verdes existentes e uma extensão relaxada da vida moderna”, afirma a Nikken Sekkei.
[nggallery id=2492 template=greensavers]