Os animais mais elusivos de África (com FOTOS)

Em Agosto, o fotógrafo especializado em vida selvagem Will Burrard-Lucas viajou até à região do Zambeze, na Namíbia, para ajudar o World Wildlife Fund (WWF) no seu projecto de conservação daquela área. A missão do fotógrafo era retratar a vida secreta de muitos dos animais da região, o que ajuda – e de que maneira! – os especialistas em conservação a protegerem-nos no futuro.
Durante três meses, Burrard-Lucas conseguiu fotografar alguns dos animais mais elusivos da reserva, entre leões, leopardos e hienas a regressar de saciar a sua sede nos lagos. Em parceria com Lise Hanssen, do Kwando Carnivore Project, o fotógrafo conseguiu identificar os melhores locais para fotografar naquela área de conservação, que une Angola, Zâmbia, Botswana e Namíbia – os animais movem-se entre estes quatro países.
Segundo o Mail Online, há muito que Lise Hanssen fotografava aquela área, identificando animais e o seu padrão de movimento. Mas a experiência de Burrard-Lucas com câmaras-armadilha mudou o jogo. “Os carnívoros são extremamente elusivos e difíceis de ver. Passei duas semanas na Namíbia a tentar encontrá-los e fotografá-los, mas não apanhei um único”, recordou o responsável, que optou por colocar uma das câmaras perto de uma gigantesca poça de água.
Mais tarde, o equipamento profissional de Burrard-Lucas e as câmaras-armadilhas conseguiram finalmente apanhar os animais. “O maior desafio foi fotografar os leões. Eles passou muito do seu tempo fora dos parques nacionais e são extremamente tímidos. Em três meses, os leões passaram duas vezes pelas armadilhas”, explicou.
As fotografias de Burrard-Lucas revelaram também o comportamento dos animais quando não existem humanos por perto – e, sobretudo, à noite, altura em que a maioria dos animais sai da toca (não literalmente).
“Agora que sabemos o que existe lá foram sabemos o que temos a perder”, completou Lise Hanssen. “Documentar a riqueza da vida selvagem é um forte argumento para a proteger. E os dados recolhidos pelas fotos poderosas de Burrard-Lucas pode ajudar-nos a ganhar o dia”.
[nggallery id=2764 template=greensavers]