Principal templo das grutas de Longmen vai abrir ao público pela primeira vez em 63 anos
As grutas de Longmen, um dos tesouros mais secretos da China e que é considerado Património Cultural da Unesco desde 2000, vão abrir ao público o seu principal templo pela primeira vez em 63 anos, a 10 de Março.
Nessa data, avança o People’s Daily Online, os visitantes terão a oportunidade de disfrutar de 29 estátuas de pedra esculpidas durante a dinastia Tang (618-907). O templo foi fechado para preservar melhor os seus artefactos raros, de grande valor artístico.
Situadas entre duas montanhas separadas pelo rio Yishui, a 13 quilómetros a sul da cidade de Luoyang, Henan, as grutas de Longmen estendem-se por um quilómetro e terão mais de 100.000 estátuas de budas.
A grande parte da sua construção foi feita durante 150 anos – mais de 30% das grutas foram escavadas no período da Wei do Norte, 60% na dinastia Tang e 10% nas posteriores. Parte da gruta foi destruída na sequência da Revolução Cultural chinesa, entre 1966 e 1976. Como resultado, a principal estátua do templo não é a original, mas uma cópia da que foi encontrada por arqueólogos.
“O tempo de Kan Jing é um dos mais icónicos de Longmen. A avaliar pelo seu incrível tamanho, ele deverá ter sido encomendado pelos membros imperiais ou oficiais mais antigos do Governo daquela altura”, explicou Lu Wei, director do centro de investigação das grutas de Longmen.
[nggallery id=2805 template=greensavers]