Espanha: Aldeia de Cabestany oferece moradia a quem abrir restaurante com padaria



A pequena aldeia de Cabestany, a 100 quilómetros de Barcelona, está a oferecer uma moradia grátis a quem montar um restaurante com padaria na localidade. O contrato terá a duração de quatro anos, até que a proposta será revista tendo em conta o sucesso do projecto.

Segundo a imprensa espanhola, a aldeia tem apenas 14 habitantes, que tentam agora, desesperadamente, estimular a economia local. O restaurante, aliás, já está construído. O espaço tem 360 m2 e uma moradia incluída.

O projecto foi elaborado pela Associação de Moradores de Cabestany, uma aldeia que pertence a Lleida e que não possui qualquer estabelecimento comercial ou de serviços.

Em 2005, a associação já tinha tentado reanimar a economia da aldeia, tendo construído 12 apartamentos – pagos por cada habitante. O objectivo era recuperar o investimento através da venda ou aluguer dos apartamentos, mas a crise económica veio desfazer esta estratégia.

Agora, surgiu o plano B – o tal restaurante com padaria. Segundo a imprensa espanhola, quem fechar o acordo não pagará nada nos primeiros quatro anos. Depois, começará a paguar uma renda mensal de €500 [R$ 1.200], mas até esta pode ser renegociada.

“Um restaurante com padaria em Cebestany pode atender cerca de 10 núcleos próximos”, explicou à BBC o presidente da associação de moradores, Xabier Rosell. Desde que a oferta se tornou pública, há três dias, a associação recebeu já 200 contactos. Desempregados, gestores, professores e advogados foram os principais interessados, mas até agora as propostas não agradaram.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...