Hilton vai reciclar sabonetes usados. E doá-los às populações mais vulneráveis.
A cadeia hoteleira Hilton vai reciclar 2,6 milhões de sabonetes por ano, e que até agora iam para o lixo.
Segundo o Business Green, a multinacional vai recolher todos os sabonetes dos seus hotéis norte-americanos e doá-los à Global Soap Project, uma ONG, que irá reprocessá-los e criar cerca de um milhões de novas barras de sabonete. Por fim, estes serão distribuídos a populações vulneráveis de países em desenvolvimento, como forma de reduzir o risco de doenças relacionadas com más condições de higiene e saneamento.
Lavar as mãos com sabonete é uma das formas mais eficazes e baratas de prevenir a pneumonia ou a diarreia, que são responsáveis pela morte de mais de 3,5 milhões de crianças por ano.
Leia o anúncio da parceria, em inglês.
O Global Soap Project foi fundado por Derreck e Sarah Kayongo, em 2009, e já distribuiu mais de 25 toneladas de sabonete para comunidades de 20 países de quatro continentes. A ideia surgiu quando Sarah esteve refugiada no Quénia e percebeu que era extremamente difícil encontrar sabonetes.
“Mesmo quando havia sabonetes à venda, as pessoas que vivem com menos de $1 por dia [€0,7 ou R$1,7] tinham de escolher entre comprar comida ou sabonete. Havia pessoas doentes pela simples razão de não poderem lavar as mãos”, explicou Derreck.
Para além de doar os sabonetes utilizados, a Hilton vai sentar-se no conselho de administração da Global Soap Project, para fazer crescer a ONG, sediada em Atlanta, nos Estados Unidos.