De Portugal ao Vietname: o guia para a viagem de comboio mais longa do mundo



Nos últimos dias, um post publicado no nossa página do Facebook sobre a mais longa viagem em comboio do mundo, entre Portugal e o Vietname, foi amplamente partilhado e alcançou, até agora, 1,7 milhões de pessoas nesta rede social.

Agora, o jornal Público desvendou a “estória” deste mapa: ele foi feito por um blogger apaixonado por geografia, Kyle Kusch, do The Basement Geographer, que planeou a viagem ao detalhe.

Aqui, a planificação da viagem entre o Porto – e não Lisboa – e Ho Chi Minh, no Vietname, foi bastante completa e inclui informação útil sobre as mudanças de estações, tempos de espera, tipo de comboios e os preços. Segundo Kyle, se quisermos fazer uma viagem com um mínimo de interrupções, o percurso mais longo seria de Londres (Inglaterra) a Pequim (China). Mas se o objectivo foi planear a viagem de comboio mais comprida do mundo, então esta seria do Porto a Ho Chi Minh.

Avisa o jornal Público, porém, que a viagem poderia ganhar sete horas e 551 quilómetros se começar em Lagos e não no Porto. Assim, o viajante deverá apanhar às 17h05 um regional de Lagos para Tunes e daí o Intercidades para Lisboa Oriente (chegada às 21h26), onde se instalará no Sud Express para chegar a França via Hendaya às 11h28 do dia seguinte.

Segue-se o TGV para Paris, mudar de estação, apanhar a ligação para Colónia, na Alemanha, e daí para Varsóvia. Da capital da Polónia para Moscovo a via mais rápida é por Minsk, na Bielorrússia, mas como os vistos (mesmo os de trânsito) para este país são difíceis de obter e é preciso pedi-los com muita antecedência, recomenda-se ao viajante que contorne esta antiga república soviética pela Lituânia e Letónia.

Mas seguindo uma lógica de distância mais curta, o site prossegue a viagem pela via mais rápida (Varsóvia – Minsk – Moscovo).

Em Moscovo, há que esperar 18 horas e 25 minutos até apanhar o mítico – e caro – Transiberiano, que levará o viajante durante seis dias até Pequim, onde, após mudar de estação, podemos apanhar a ligação para Hanói (Vietname), onde chegaremos 55 horas depois. Depois disto o que são mais 33 horas sobre carris, quando o comboio proveniente de Hanói chegar a Ho Chi Minh.

E quanto custa?

Segundo o The Basement Geographer, a viagem não ultrapassa os €1.700. Se a viagem começar no Algarve e não no Porto, há que lhe juntar €45. Ao todo, serão atravessados doze países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Alemanha, Polónia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia, China e Vietname.

A curiosidade que o post levantou – para amantes de comboios ou outro qualquer cidadão – pode ser uma boa notícia para os planeadores urbanos, que deverão ver na paixão por este meio de transporte um argumento para retirar mais carros das estradas, reduzindo os congestionamentos e poluição sonora e atmosférica. No entanto, a paixão portuguesa pelos comboios deixa-nos uma interrogação pelo caminho: porque razão um país como Portugal, com uma extensa rede ferroviária, desinvestiu tanto neste meio de transporte em detrimento da construção de auto-estradas?

Foto: neverbutterfly / Glenn J. Mason / Sharon Hahn Darlin / Boccaccio1 / Anthony Knuppel / Jim Linwood / Bernt Rostad / yeowatzup / Creative Commons

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