Plantar árvores, uma solução simples para melhorar a qualidade do ar nas cidades
Se 10% dos habitantes do Rio de Janeiro plantasse uma árvore por ano, seria possível neutralizar 60% das emissões dos automóveis da cidade durante um mês. Se esses mesmos 10% plantassem duas árvores, daria para compensar mais do que toda a emissão dos carros cariocas durante um mês.
As contas são do geógrafo Lucas Pereira, director da Iniciativa Verde, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e, ainda que simbólicas, demonstram que as pequenas atitudes são muito importantes para os objectivos globais de sustentabilidade.
“Quem planta árvores na cidade produz um impacto significativo. Uma única árvore da Mata Atlântica é capaz de reter, em média, 190 quilos de gás carbónico”, explicou Lucas Pereira ao jornal Globo.
A Oscip promove a plantação de árvores para neutralizar as emissões de empresas e pessoas e calcula quantas árvores serão precisas plantar, por ano, para mitigá-las.
Normalmente, de acordo com Lucas Pereira, são necessárias apenas quatro árvores por ano para mitigar as emissões de CO2 de uma pessoa, embora este número possa subir se, por exemplo, acumular muitas milhas aéreas.
Calcule também quantas árvores serão precisas plantar para mitigar as suas próprias emissões.