Quénia celebra primeiro rinoceronte nascido em comunidade nos últimos 25 anos



O trabalho do Sera Conservancy Trust foi responsável pelo primeiro nascimento de um rinoceronte no Quénia em 25 anos, no que diz respeito a animais que são protegidos por comunidades. O rinoceronte-preto nasceu no início de Março no Sera Community Rhino Santuary, que abriu as portas em Maio passado – Naitamany, mãe do novo animal, estava grávida de cinco meses nessa altura.

Os rinocerontes pretos podem estar grávidos durante 16 meses, mas a equipa chegou a pensar que Naitamany pudesse perder o bebé devido à relocalização. No entanto, ocorreu o contrário: a gravidez correu bem e o rinoceronte bebé – a quem será dado nome quando se souber o sexo – está bem de saúde.

Segundo o Inhabitat, este santuário é único porque é controlado pela comunidade local – é o primeiro deste género a África de Leste. Construído numa zona que era habitada por rinocerontes pretos, ele já recebeu 11 animais nos últimos meses, sendo que outros 10 irão ser relocalizados até ao final do ano.

“A comunidade à volta [de Sera] os Borana, Rendille e Samburu, juntou-se para dar paz aos animais e pessoas. Muitas das coisas que fazemos enquanto projecto de conservação é retirar as pessoas da pobreza e dar-lhe uma vida melhor”, explicou Pauline Longojine, presidente do Sera Conservancy Trust.

Segundo o World Wilidlife Fund (WWF), os rinocerontes estão em perigo de extinção. Desde 1960, a caça ilegal maou 98% dos rinocerontes pretos do mundo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Hoje, no Quénia, existem apenas 640 rinocerontes pretos, o que dá uma nova perspectiva – optimista – a este nascimento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...