Inovação: Com a ajuda da UTAD, empresa de Tabuaço lança bolo-rei saudável
A confeitaria Douromel está a desenvolver um produto inovador e que vai de encontro às novas tendências de nutrição: um bolo-rei com fruta cristalizada sem açúcar. Este bolo-rei saudável, que estará disponível apenas a partir do Natal de 2012, foi encomendado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que incorporou fibras dietéticas no produto.
Na UTAD, o projecto foi liderado por Fernando Milheiro Nunes, docente do Departamento de Química, e levou à produção de fruta cristalizada sem sacarose, utilizando outros adoçantes menos calóricos.
Denominado Nutridouro, o projecto contou com um investimento de €547 mil, que foi aprovado através de uma candidatura à Agência de Inovação.
Segundo o investigador, serão introduzidos outros ingredientes – como a fibra dietética – para “aumentar os benefícios para a saúde e que podem advir do consumo desses produtos confitados”. Estas mudanças na produção do bolo-rei vão reduzir as calorias em cerca de 1/5.
“Estas frutas possuem baixo índice calórico, com baixo índice de glicémia e um elevado índice de fibra dietética”, explicou ao jornal Sol a responsável da Douromel, Pilar Santos, que adiantou que o projecto vem dar resposta “às necessidades de consumos e de hábitos alimentares saudáveis”.
De acordo com o Sol, a empresa estará também a trabalhar numa massa menos calórica para o bolo-rei. Para além de serem utilizadas na indústria de panificação e confeitaria para a produção de bolos, a empresa vai ainda apostar na venda do produto para os países nórdicos, onde existem uma grande carência de frutas frescas.
Quanto à equipa da UTAD, que integra seis investigadores, esta vai continuar a estudar o aproveitamento dos subprodutos, como as caldas, que poderão ser transformadas em compotas dietéticas.
A Douromel, empresa de Tabuaço, produz mais de mil toneladas de frutas cristalizadas – ou confitada – por ano. As frutas cristalizadas representam 80% do seu volume de vendas.