Famalicão instala reguladores de fluxo luminoso e restabelece iluminação pública à noite
A Câmara Municipal de Famalicão está a instalar reguladores de fluxo luminoso na iluminação pública da cidade e outras freguesias, evitando assim o apagão que vigora actualmente entre as 2h e as 5h30 da manhã, uma medida de poupança energética.
Com esta medida, no entanto, está garantida a melhoria da eficiência energética na iluminação pública, com reduções na ordem dos 30 a 40%. Com os reguladores de fluxo, será reduzida a potência absorvida nos sistemas de iluminação pública nos períodos de actividade reduzida. A economia será proporcional ao valor da redução da tensão, ou seja, quanto maior o valor da redução de tensão maior será a economia obtida.
Este medida arrancará, numa primeira fase, nas freguesias de Vila Nova de Famalicão, Antas, Calendário e Gavião, sendo estendida depois a outros locais. O objectivo final continua a ser a redução da factura eléctrica em cerca de um terço. Com esta poupança, a câmara vai poder apoiar mais famílias carenciadas.
O projecto foi elaborado com a colaboração da EDP, concorreu ao QREN e representa um investimento de 535 mil euros.
Com este sistema, por outro lado, a iluminação pública será ligada ao pôr-do-sol e desligada com o nascer do Sol, devido à instalação de relógios astronómicos. É que, até agora, muitas vezes a iluminação era ligada já com o sol alto e, à medida que os dias ficavam mais pequenos, a iluminação continuava desligada pela noite dentro – o controlo era manual.
Este pormenor vai permitir reduzir em 10% dos consumos energéticos da autarquia. Hoje, Vila Nova de Famalicão gasta €2 milhões em energia eléctrica [R$4,9 milhões], o que inclui a iluminação de todas as estradas, equipamentos municipais e espaços públicos das 49 freguesias do concelho.