Zimbabué está a vender vida selvagem para evitar que animais morram



Os vários parques nacionais do Zimbabué puseram toda a sua vida selvagem – leia-se, os animais – ontem à venda, numa tentativa de os salvar de uma seca devastadora. De acordo com a Reuters, o Governo zimbabueano pediu aos potenciais compradores que “tenham capacidade de adquirirem e gerirem vida selvagem” – e os respectivos terrenos para os colocar – para entrarem em contacto.

“Devido à seca… a Autoridade de Gestão dos Parques e Vida Selvagem pretende reduzir o stock e bens dos parques através da venda de alguma vida selvagem”, explicou a entidade em comunicado. O documento não explicou que espécies de animais estão à venda ou se elas poderão ser vendidas a compradores locais ou estrangeiros.

“Não temos nenhum número em mente. O número de animais depende nas propostas que recebermos”, explicou uma porta-voz da entidade que gere os parques, Caroline Washaya-Moyo. Os parques do Zimbabué são conhecidos pelos elefantes, gnus e grandes felinos – para além da constante ausência de dinheiro.

A seca veio exacerbar a situação económica dos parques, assim como a hiperinflacção do país e constantes sanções internacionais. Devido ao El Niño, o Zimbabué passa por um período de seca, que está a afectar também as colheitas alimentares e o comércio do país, deixando quatro milhões de cidadãos nas mãos da ajuda internacional.

No ano passado, os parques do Zimbabué exportaram 20 elefantes para China. Os animais foram colocados em parques de conservação e jardins zoológicos.

Foto: Ross Huggett / Creative Commons






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...