Especialistas debateram desafio do combate às alterações climáticas na conferência “Carbono Verde”



A conferência “Carbono Verde: as florestas e o ciclo da madeira na captura do carbono”, co-organizada pela Sonae Indústria e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Tecnológica, decorreu no passado dia 25 de Novembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e serviu para debater o combate às alterações climáticas.

Investigadores, profissionais da indústria e especialistas em ambiente e sustentabilidade centraram-se na diminuição das emissões de CO2, através do desenvolvimento de modelos e métodos de sequestro de dióxido de carbono, da análise do ciclo de vida dos materiais e a opção por produtos que privilegiem baixas emissões e que armazenem carbono ao longo do seu ciclo de vida.

A sustentabilidade das construções foi um dos temas centrais, tendo sido referido o interesse da criação de um “certificado de armazenamento de carbono” dos edifícios, que permita conhecer o seu impacto. A adopção de boas-práticas pelas empresas e pelos consumidores foi outro dos temas em debate, com particular destaque para a necessidade de aumento da reciclagem da madeira como prática económica e ambientalmente responsável.

Frank Werner, consultor especialista na análise do ciclo de vida da madeiras e dos materiais de construção e perito acreditado pela CEI-Bois para a análise de sustentabilidade de edifícios e EDP (Environmental Product Declarations), foi key note speaker, de acordo com o comunicado de imprensa. A ele juntaram-se nomes como Paulo Bessa, diretor de Sustentabilidade da Corticeira Amorim, Alberto Tavares, COO Península Ibérica da Sonae Indústria, e Pedro Ribeiro, consultor para a Certificação Ambiental de Edifícios Saudáveis, entre muitos outros.

O evento terminou com a entrega de prémios do projecto “Um bosque perto de si” às escolas participantes, uma iniciativa da responsabilidade da Ciência Viva, realizada no âmbito do Ano Internacional das Florestas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...