Quénia pode estar cheia de petróleo
Pode ser uma boa ou má notícia, consoante o “lado” da sustentabilidade em que estamos: o Quénia deverá ter reservas de petróleo muito maiores do que as originalmente pensadas. Segundo o grupo canadiano Africa Oil, foram acrescentados 150 milhões de barris de petróleo às suas reservas na Bacia de Lokichar, no norte do País – mais de 24% do que o inicialmente estimado.
De acordo com os resultados de um estudo independente, citados pelo Quartz, as reservas da Africa Oil estão agora nos 766 milhões de barris.
Mas há mais novidades. Segundo o grupo britânico Tullow Oil, “existe um sistema activo de petróleo muito significativo” no vale de Kerio, também no norte do Quénia – perto de 1000 milhões de barris, o que pode tornar o Quénia um futuro exportador de ouro negro no futuro.
Caso se confirmem todas estas projecções e, quem sabe, se fizerem novas descobertas, o Quénia subirá no ranking de países exportadores de petróleo. E isso coloca várias questões ao futuro da economia do país, muitas delas ligadas ao desenvolvimento sustentável: quererá o país apostar na produção de petróleo imediata – e a larga escala, assim o mercado o sustente; ou investir parte desta receita em soluções renováveis e que não ponham em causa o futuro ambiental do país?
Foto: Ninara / Creative Commons