Vencedores dos EBAEpis já são conhecidos
A cerimónia de entrega dos prémios EBAEpis (European Business Awards for the Environment – Prémio Inovação para a Sustentabilidade) aconteceu na passada segunda-feira, na Fundação EDP, em Lisboa. Os galardões visam reconhecer e promover empresas e organizações que dão um contributo relevante para o desenvolvimento sustentável.
Na categoria Gestão, o primeiro prémio foi entregue à Secil, sendo que foram ainda atribuídas duas menções honrosas, nomeadamente à Lipor e às Águas do Douro e Paiva. O critério geral na escolha dos vencedores foi, além dos específicos de cada categoria, o de valorizar as candidaturas com registo no EMAS e depois as candidaturas com certificações em Qualidade, Ambiente, Segurança, etc., graduando-as conforme as certificações que detêm.
Das 14 candidaturas à categoria Produto, foi premiada com o primeiro prémio a Amorim Isolamentos, que também recebeu o Prémio da Biodiversidade. A CaetanoBus recebeu a primeira Menção Honrosa e a Revigrés a segunda, tendo sido valorizadas as candidaturas com processos inovadores, maior internacionalização e adesão do mercado, segundo o comunicado de imprensa.
Já na categoria Processo, na qual foram analisadas oito candidaturas, saiu vencedor o Cantinho das Aromáticas, sendo que a MatrizStory recebeu a primeira menção honrosa e o SimTejo a segunda. À semelhança do que aconteceu na escolha dos vencedores de Produto, foram valorizadas as candidaturas com processos inovadores, maior internacionalização e adesão do mercado.
Recorde-se que, depois de premiados em Portugal, os projectos vencedores seguirão para a Comissão Europeia, onde serão avaliados com os seus pares europeus.
Esta é a segunda edição portuguesa dos EBAEpis, uma iniciativa da Comissão Europeia que em Portugal tem organização da APA, em colaboração com o Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais, Direcção-Geral das Actividades Económicas, BCSD Portugal e GCI.