Crocodilos do Nilo estão a aparecer nos Estados Unidos (com FOTOS)
O crocidylus niloticus, maior e mais violento que outros crocodilos, está a ser encontrado na zona das Everglades, no estado da Florida, Estados Unidos e muito propícia a espécies invasoras. Conhecido por devorar pequenas zebras e hipopótamos, este crocodilo matou 123 pessoas nos últimos quatro anos, na zona do Nilo.
Segundo o ABC, aqui citado pelo Observador, esta é uma zona dos EUA onde é habitual encontrarem-se jacarés e crocodilos americanos, “espécies relativamente pacíficas”. Mas o crocidylus niloticus, muito comum no continente africano, é bem mais agressivo e maior: pode medir mais de cinco metros e pesar tanto como um carro utilitário. E não come apenas animais. Também se alimenta de pessoas.
Entre 2009 e 2014, foram descobertos três espécimes jovens destes crocodilos, todas estudadas na Universidade da Florida. Os investigadores confirmaram que esta espécie tem todas as condições de prosperar naquela zona do país, o que leva a comunidade científica a concluir que poderão haver muitos mais do que os três já localizados.
Outra das conclusões prende-se com o rápido desenvolvimento desta espécie. Os investigadores concluíram que estes crocodilos crescem 28% mais rápido que os crocodilos selvagens. Mais, estes animais carnívoros podem ser uma ameaça a outras espécies, uma vez que se alimentam de aves, peixes, mamíferos, mas também de jacarés e de outros crocodilos.
Tanto a costa atlântica da Florida como a do Golfo do México têm um clima favorável para espécies invasoras, avisam aos cientistas, que dão como exemplo o aparecimento, nesta região, da cobra pitão birmanesa.
Fotos: Paul Kane / Steve Slater / shankar s. / Cliff / Kinjo Yonemoto / Charles Sharp / Abi Skipp / Kevin Walsh / Eric Gropp / Frank Vassen / 16:9clue / Creative Commons
[nggallery id=3040 template=greensavers]