Gincana Rock In Rio recolheu 116 toneladas de resíduos de embalagens



A primeira tarefa da Gincana Rock In Rio ajudou a recolher 116 toneladas de resíduos de embalagens das escolas de todo o País, uma acção que envolveu 445.506 alunos e 51.915 professores de Norte a Sul do País.

Com esta acção pouparam-se também 1.996 MWh de energia, o equivalente a ter 2.280 lâmpadas acesas durante o ano inteiro, avançou ainda a organização da gincana.

“A recolha de embalagens foi a primeira das seis tarefas que compõem a Gincana Rock in Rio. A Sociedade Ponto Verde, parceira desta tarefa, disponibilizou colaboradores para a pesagem e registo dos resíduos. Por cada entrega foi atribuído um comprovativo à escola como forma de validação da sua participação”, explicou a organização em comunicado.

As três escolas que entregaram a maior quantidade absoluta (kg) de resíduos de embalagem recolhidos foram a Escola Básica e Secundária de Macieira (Leiria), com 5.917 kg; a Escola Técnica Empresarial do Oeste (Leiria), com 4.740 kg e a Escola Básica e Secundária de Santa Maria (Açores), com 3.840 kg.

Até Janeiro de 2012 decorre a segunda tarefa da Gincana Rock in Rio: Pulseiras Por Um Mundo Melhor, em parceria com a SIC Esperança. Os alunos das escolas participantes vão transformar-se em angariadores da SIC Esperança para conseguirem as verbas que serão encaminhadas para bolsas de estudo de música para jovens do ensino básico e secundário, carenciados e em situação de risco.

Estas bolsas, que terão dois anos de duração, destinam-se ao ensino formal da música e à aquisição de instrumentos musicais para o acompanhamento destas aulas, numa lógica de estímulo da economia local, o objectivo não é formar talentos mas usar os benefícios da aprendizagem da música na educação e formação de jovens em situação de risco e com desinteresse ou dificuldades no desempenho escolar.

Durante os cinco meses de duração da Gincana Rock in Rio, recorde-se, vão ser propostas às escolas participantes seis tarefas diferentes: Recolha de Embalagens, Pulseiras Por Um Mundo Melhor, Escola Energeticamente Eficiente – em parceria com a ADENE, Escola Eficiente – Uso Eficiente de Água – em parceria com o INAG, Escola Electrão – em parceria com a Amb3E, e a Gincana Virtual que já com mais de 20 mil alunos inscritos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...