Paris: automóveis com mais de 20 anos vão deixar de circular nas ruas
A 1 de Julho, a luta da autarquia de Paris contra as emissões de carbono vai aumentar substancialmente, uma vez que, a partir desta data, os automóveis com mais de vinte anos – anteriores a 1997 – deixam de poder circular na capital francesa.
Esta medida junta-se à que está em vigor desde Julho de 2015 que impede a circulação de autocarros e de camiões com mais de quatorze anos, isto é, com matrícula prévia a 2001.
A proibição de 1 de Julho próximo estende-se às motos e motocicletas anteriores a 1999 e tem efeito entre as 8h e as 20h. O projecto, que está em curso e cuja aprovação se prevê imediata, obriga a que todos os veículos passem a ter uma etiqueta colorida que indicará o seu nível de contaminação.
Esta medida está integrada na Lei de Transição Energética aprovada no ano passado, mas agora o Grupo de Autoridades Responsável Pelo Transporte, as autarquias e o Ministério da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia franceses acordaram sobre os pormenores da etiqueta, estabelecendo a existência de seis etiquetas que serão coladas no para-brisas dos veículos, e cuja cor varia de acordo com o grau de contaminação do automóvel.
Um em cada dez automóveis que habitualmente circulam pelas ruas de Paris vão deixar de o fazer, pelo menos em determinados dias, horários e zonas da capital francesa, refere a EFE Verde.
E são várias as cidades francesas que estão a introduzir sistemas semelhantes para combater a contaminação e as emissões de carbono. A qualidade do ar registada em Paris que, contabilizando com as suas localidades periféricas, conta com mais de oito milhões de habitantes, tem registado momentos críticos, o que tem levado as autoridades a imporem um sistema alternativo para a circulação automóvel em função do ano de matrícula. A estratégia de Anne Hidalgo, presidente da câmara de Paris, contemplou a introdução de incentivos para os cidadãos que optem pela rede de veículos eléctricos municipais e por bicicletas.
A política de incentivos reflecte-se nas seguintes opções: um particular que renuncie ao seu velho automóvel ganha uma ajuda de €400, que pode usar na compra de uma bicicleta ou para usufruir da rede de transportes públicos. Pode ainda obter ainda um desconto de 50% na rede de aluguer de veículos eléctricos da autarquia.
Os menores de 30 anos recebem a mesma ajuda, apesar de não terem um automóvel velho para deixar para trás. Por sua vez, os profissionais podem contar com um subsídio até €9.000 pela troca do seu veículo antigo por um eléctrico. O Estado prevê também ajudas para os particulares que queiram trocar o seu automóvel por um eléctrico.
Paris está a multiplicar exponencialmente os seus postos de abastecimento para veículos eléctricos como resposta ao aumento do número destes automóveis, enquanto que os postos tradicionais têm os seus dias contados nesta cidade. Prevê-se que, em cinco anos, tenham praticamente desaparecido das ruas parisienses.
Foto: Don O’Brien / Creative Commons