Bill Gates vai mesmo financiar um reactor nuclear?
O multimilionário e fundador da Microsoft, Bill Gates, estará a preparar a construção de um reactor nuclear, um projecto desenvolvido em parceria com a China, Índia e Rússia e que levará o empresário norte-americano a investir cerca de €750 milhões (R$ 1,8 mil milhões).
O projecto tem a empresa TerraPower, subsididada por Gates, na jogada, e está a desenvolver um reactor nuclear de baixo custo, mais eficiente, limpo e que produza menos resíduos.
Anunciado num evento no Ministério da Ciência e Tecnologia da China – que teve como tema a melhor aplicação das tecnologias para combater a pobreza – o projecto está a ser destacado como a quarta geração (4G) de reactores nucleares.
“A ideia é [criar um reactor nuclear] de muito baixo custo, muito seguro e que gere poucos resíduos”, explicou Gates durante a visita ao Ministério chinês. O responsável adiantou ainda que a parceria entre a TerraPower e a China National Nuclear Corporation está numa fase inicial, havendo a possibilidade de cientistas indianos e russos entrarem no projecto.
“Todos estes novos designs irão ser incrivelmente mais seguros. E não vão precisar de acção humana para continuarem seguros”, concluiu Gates, citado aqui pela BBC.