Nova Iorque distribui sacos reutilizáveis para preparar consumidores para taxa sobre os sacos de plástico
A cidade de Nova Iorque está a organizar várias sessões de doação de sacos reutilizáveis aos seus cidadãos, uma forma de os sensibilizar para a entrada em vigor da taxa sobre os sacos plásticos, prevista para 1 de Outubro de 2016, mas também para os levar a contorná-la.
A primeira sessão decorreu na semana passada no Montefiore Park, em Manhattan, e contou com a presença da Council Speaker, Melissa Mark-Viverito, e do vereador Mark Levine. O terceiro objectivo desta iniciativa, como nota o Inhabitat, é chamar a atenção para a nova lei e levar à redução da utilização de sacos de plástico, na cidade, imediatamente.
A nova lei vai impor uma taxa de 5 cêntimos – €0,04 – por cada saco de plástico, descontado o seu preço original. A lei foi aprovada em Maio e não deixou de ser criticada por algumas pessoas, instituições e associações, que acreditam que aquela é injusta para grande parte da população, sobretudo a que sobrevive com dificuldades económicas.
No entanto, a lei recebeu o apoio do mayor, Bill de Blasio, que a justificou com o número de sacos de plástico que acabam nas lixeiras nova-iorquinas todos os anos: 9.000 milhões.
“Estes sacos reutilizáveis possibilitarão aos residentes uma opção mais sustentável e um saco mais amigo do ambiente. Peço a todos que pensem duas vezes antes de comprar um saco de plástico do qual não irão precisar”, explicou Melissa Mark-Viverito. As três próximas iniciativas de doação de sacos decorrem a 17 de Junho, no Bronx, 19 de Junho, em Park Avenue, e 25 de Junho, em Brooklyn. Outras estão previstas até Outubro.