Costa Cruzeiros aumentou em 26% o lixo reciclado nos portos e reduziu 34% as emissões de CO2 em três anos
A Costa Cruzeiros, uma das maiores empresas de cruzeiros de Europa, apresentou hoje o seu 6º relatório de sustentabilidade, que realçou o aumento em 26% do lixo reciclado nos portos, em 2010, e a redução em 34% das emissões de CO2 nos últimos três anos.
O relatório, relativo ao ano fiscal entre Dezembro 2009 e Novembro 2010, explica que, a bordo dos navios Costa, 100% do lixo sólido é classificado para ser entregue nos portos receptores e que, entre 2007 e 2010, a empresa reduziu em 11% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2.
Esta redução teve como pano de fundo a implementação de várias medidas de poupança de energia a bordo, como o uso de silicone ecológico para o revestimento do casco do navio, o que aumenta a performance e reduz o crescimento de microrganismos sem efeitos tóxicos.
A Costa Cruzeiros é também gestora do projecto “Cruzeiro Sustentável”, fundado pela União Europeia e que tem o objectivo de provar a viabilidade da reciclagem de resíduos alimentares, papel e embalagens a bordo dos navios. Lançado em Setembro de 2011, o projecto vai decorrer até 2014.
Finalmente, os navios da Costa Cruzeiro passaram a utilizar lâmpadas de baixo consumo, tecnologias de eficiência energética HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e inversores para optimizar a performance dos ventiladores na sala das máquinas.
Consulte o relatório e confira estes dados.