Coimbra terá mestrado em Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe
A Universidade de Coimbra vai leccionar a primeira edição do mestrado em Construções Sustentáveis em Cenários de Catástrofe ou Desastres Naturais. A formação insere-se no programa europeu Suscos, do Erasmus Mundus, que pretende dar competências de engenharia e know how para projectar e construir estruturas numa abordagem equilibrada entre aspectos económicos, ambientais e sociais.
Recorde dois exemplos de sustentabilidade em cenários de catástrofe. Aqui e aqui.
O curso terá uma especial atenção à redução da pegada de carbono, eficiência energética dos edifícios, integração de tecnologias inovadoras e energias renováveis e organiza-se nos módulos de edifícios, pontes e infra-estruturas de energia em betão, aço, madeira e estruturas compostas.
O mestrado vai durar três semestres e será dado em inglês. A sua primeira edição (2012-2014) vai arrancar em Setembro de 2012, na Universidade de Coimbra, decorrendo até Janeiro de 2013. Depois, passará pela Universidade Técnica de Praga, na República Checa (entre Fevereiro e Julho de 2013).
As teses serão apresentadas em Coimbra, Praga, Liége, Lulea, Timisoara e Nápoloes, entre Setembro de 2013 e Janeiro de 2014.