NASA cria escudo protector para ajudar bombeiros em perigo no combate às chamas



Portugal está a arder. De norte a sul do país há fogos a consumir terrenos e a pôr em risco as vidas e bens de populações inteiras. Sempre na frente do combate, surgem os bombeiros que tão meritório papel desempenham. Mas infelizmente ano após ano, surgem relatos de bombeiros feridos, ou em ultimo caso mortos, no teatro de operações. Notícias de 2010 davam conta de 61 mortes de “soldados da paz” a lamentar na década anterior (2000- 2010).

Na realidade americana o problema parece ser idêntico, com 19 bombeiros a sucumbir ao fogo enquanto combatia o grande incêndio do Arizona, em 2013. E foi com este número bem presentes nas suas memórias que cientistas da NASA começaram a trabalhar um protótipo que pode significar a diferença entre a vida e a morte para bombeiros de todo mundo.

Enquanto desenvolviam um outro projecto da agência espacial, cientista da NASA descobriram que o material alvo de estudo para a protecção futura dos seus astronautas, podia ser igualmente utilizada na protecção dos bombeiros a trabalhar em terreno firme na Terra. Meteram mãos à obra e criaram um protótipo equipado com materiais altamente resistentes ao fogo, e que funciona como uma espécie de escudo protector quando os bombeiros ficam cercados pelo fogo.

“O nosso projecto está a tentar usar a vantagem dos avanços tecnológicos em materiais que podem oferecer uma melhor protecção ao retardar a transferência de calor através das camadas do abrigo”, explica Anthony Petrilli, antigo bombeiro e um dos responsáveis da equipa.

Ainda em fase de testes, estas tendas protectoras que impedem o fumo e fogo de entrarem e que, em casos de emergência, podem ser mesmo a última esperança para os bombeiros em situações de perigo extremo, tem data de entrada no mercado americano prevista para 2018.

O vídeo que mostra o trabalho de investigação levado a cabo pela equipa da NASA, bem como alguns depoimentos de bombeiros dos serviços florestais americanos, pode ser visto aqui.

[nggallery id=3231 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...