Zabol, a cidade mais contaminada do planeta



Segundo a OMS a cidade iraniana de Zabol é a mais contaminada do mundo. A falta de chuva e má gestão dos recursos hídricos tornaram este lugar inóspito.

Situada a sueste do Irão, na paupérrima província de Sistán Baluchistan, a cidade de Zabol, com 130 mil habitantes, é a imagem da desolação. A OMS, num relatório recente, considerou-a a mais contaminada do planeta não porque nela se emitam gases poluentes, ou porque se estendam a céu aberto vastos aterros de lixo ou ainda que nela corram rios contaminados. O que torna o seu ar irrespirável são as areias que se levantam permanentemente, agitadas por rajadas de vento que chegam a atingir os 130 km/hora.

A falta de precipitação agravada pelas alterações climáticas e a má gestão dos recursos hídricos transformaram esta terra num lugar onde viver é penoso. Os rios secaram, a vegetação desapareceu quase por completo e as areias invadiram o espaço. Neste ambiente as doenças respiratórias e infecções epidérmicas têm proliferado, afectando sobretudo os mais vulneráveis. A tuberculose é uma das doenças que se tornou endémica na região, afectando 140 pessoas por cada 100 mil habitantes.

Esta é uma situação que ainda é pouco descrita quando se fala dos efeitos das alterações climáticas, mas segundo os especialistas é uma das que mais se multiplicarão à face da Terra num futuro que está cada vez mais perto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...