Portugal: cerca de 22% da população ainda não tem saneamento adequado
No Dia Nacional da Água importa fazer um balanço da relação que mantemos com um dos mais importantes recursos naturais do planeta. A associação ambientalista Zero recorda entre outros factos relevantes que 56% das nossas massas de água têm classificação inferior a “bom” e que quase ¼ da população ainda não tem saneamento adequado.
Num artigo publicado no seu site, a associação ambientalista expõe todas as questões relevantes que devem servir de matéria de reflexão relativamente à nossa relação com a água que consumimos, em particular, e com os oceanos.
Lembrando que o direito à água potável e saneamento é considerado, desde 2010, um dos Direitos Humanos definidos pela Organização das Nações Unidas, a Zero sublinha que em Portugal ainda temos 22% da população sem boas condições em matéria de saneamento e uma qualidade da água que ainda não merece, em muitos casos, a classificação de “bom”.
Numa perspectiva mais global, a Zero recorda também que por dia morrem 60 mil pessoas com doenças relacionadas com a água e que é deitado ao mar mais lixo, do que as toneladas de peixe que são retiradas.
Foto: Procifisc