“O Cubo” viajou até Milão e trouxe arquitectura sustentável na mala
Milão tem vindo a ser uma cidade muito referida no que toca a arquitectura sustentável, como o projecto da residência universitária que demorará 60 anos a ser construída ou a primeira floresta vertical do mundo. Desta vez, é um restaurante inovador que se junta à paisagem de quem visita o conhecido Duomo ou a luxuosa galeria Vittorio Emanuele.
Será de estranhar que um restaurante possa competir com a grandiosidade do estilo gótico da catedral de Milão, mas trata-se d’ “O Cubo”, situado no topo da entrada para as galerias que acolhem as mais reputadas marcas do mundo. A sua arquitectura futurista, totalmente desenquadrada do local, faz com que pareça que o restaurante é uma nave espacial que ali aterrou, mas, se calhar, é mesmo essa ideia, até porque a estrutura foi concebida para ser leve e facilmente transportável pela Europa, até ao topo de um importante monumento.
“O Cubo” fez a sua inauguração em Bruxelas, em Abril do ano passado, no arco Parc du Cinquantenaire, onde ficou até Julho. Depois de transportado até Milão, foi aberto ao público mesmo antes do Natal e, até ao final de Abril, irá acolher grandes chefs italianos e eventos gastronómicos.
O que faz daquele espaço especial para o Green Savers, no entanto, é o facto de estar recheado de electrodomésticos topo de gama da Electrolux e ser ter o conceito da arquitectura modular que eleva a eficiência energética da construção. O restaurante, de 140 metros quadrados, está coberto em alumínio branco, que maximiza a luz natural, enquanto mantém “O Cubo” a uma temperatura ambiente confortável, sem necessidade de aquecimento ou ar condicionado.
Desenhado pela Park Associati para a Electrolux, “O Cubo” tem ainda um terraço e a particularidade de a acção na luxuosa cozinha se poder ver a partir da mesa, que, no final das refeições, é elevada até ao tecto para criar um espaço lounge. Os materiais usados são altamente inovadores, em termos de tecnologia, sustentabilidade e poupança de energia, além de serem constantemente reutilizáveis.
“O Cubo” estará em Milão até 26 de Abril, sendo que as reservas podem ser feitas no site da Electrolux até um número máximo de 18 pessoas.