Alterações climáticas: Acordo de Paris entra em vigor a 4 de Novembro



A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou ontem que o Acordo de Paris, entrará em vigor no próximo dia 4 de Novembro, agora que foi finalmente conseguido o número de países necessários para avançar com este tratado sobre as alterações climáticas.

A noticia foi dada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em comunicado: “Estou muito feliz por anunciar que hoje o Acordo de Paris vai ultrapassar a segunda e última etapa necessária para a entrada em vigor, que será a 04 de Novembro.”

Para avançar com o acordo de Paris faltava apenas a ratificação do tratado pela União Europeia (UE) e a formalização, na sede da ONU, dos instrumentos legais dessa decisão, etapa que ficou ontem concluída.

Depois de vários anos de negociações que envolveram 196 países, o acordo conta agora com a ratificação de pelo menos 55 países, uma representação de 55% das emissões mundiais de gases de efeito estufa. Ontem foi também estabelecido um prazo de 30 dias para a entrada em vigor do acordo, o que acontecerá a 4 de Novembro de 2016.

“Foi extraordinário o impulso global para que o Acordo de Paris entrasse em vigor este ano”, afirmou Ban Ki-moon, acrescentando que “o que antes parecia impossível é agora imparável.” O processo conheceu grandes avanços nos últimos dias com a Índia a anunciar a ratificação do Acordo no fim de semana, e a Nova Zelândia e o Conselho da EU a mostrarem o seu apoio já esta terça-feira.

Dentro de menos de um mês entrará então em vigor o Acordo de Paris, um plano que se espera seja capaz de diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas que diariamente e cada vez com mais frequência, afectam o nosso planeta, em forma de fenómenos naturais extremos.

Foto: télanón  





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...