Impactos das alterações climáticas nos glaciares do Árctico? Estas imagens são a prova que faltava



No início do século XIX, os glaciares no Árctico eram um dos maiores mistérios da Natureza, tornando-se local de eleição para os cientistas e exploradores da área do ambiente. Infelizmente, o local tornou-se igualmente uma prova viva do impacto que as alterações climáticas estão a provocar no nosso planeta.

Apaixonado por este local inóspito, o fotojornalista sueco Christian Åslund – a trabalhar com a Greenpeace há vários anos-, fez um impressionante trabalho de investigação jornalística e comparou fotografias tiradas no glaciar Svalbard, Noruega, há mais de cem anos com imagens recolhidas no local em 2002. As diferenças são inacreditáveis, quase como um murro no estômago depois de muitos anos a preferirmos viver na inocência de acreditar que o impacto não poderia ser assim tão grande como cientistas e investigadores há anos nos mostravam…

Como tantas vezes acontece, a realidade supera mesmo a ficção e as imagens de Christian Åslund são o mote necessário para despertar consciências para os reais impactos das alterações climáticas. Em parceria com a National Geographic, o fotógrafo lança agora a campanha #MyClimateAction, para pôr o assunto “alterações climáticas” na ordem do dia. Veja as imagens que aqui partilhamos, via Bored Panda, e tire as suas próprias conclusões.

Fotos: Christian Åslund

[nggallery id=3428 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...