Brooklyn (Nova Iorque) vai ganhar um novo hotel sustentável, junto à ponte de Williamsburg



O famoso ateliê de arquitectura Oppenheim Architecture + Design terá ganho um concurso público internacional para desenhar um novo hotel no Brookly, bairro de Nova Iorque.

Dizemos “terá ganho” porque, até agora, não existe confirmação oficial. O hotel será um bastião de sustentabilidade, mas a sua localização está a criar alguma polémica junto na comunidade local: será uma espécie de terceiro pilar da ponte de Williamburg, que liga a baixa de Manhattan ao bairro de Brooklyn.

Apesar de os seus responsáveis terem já admitido que o design do hotel irá tentar capturar a essência do bairro, a verdade é que a sua localização – adjacente à ponte e ao histórico Williamsburg Savings Bank, um edifício construído em 1927 -, está a ser muito criticada, sobretudo devido à sua altura.

Ainda assim, o hotel terá como base a sustentabilidade. Conciliará a energia eólica, geotérmica e solar e terá sistemas de eficiência energética, sendo que o objectivo será garantir a certificação LEED Platinum.

O edifício terá três dimensões e evoca a tipologia tradicional dos arranha-céus nova-iorquinos, com a torre mais alta a ultrapassar os mil metros de altura – mantendo uma profundidade de 41 metros.

A Exame Brasil explica que as torres serão uma fusão entre a engenharia e a arquitectura, com os membros de aço diagonais da estrutura a servirem para elaborar a fachada e, simultaneamente, optimizar a resistência às forças laterais.

Um dos atractivos para quem visitar o futuro hotel de Williamsburg, claro, será a magnífica vista que os quartos terão.

“Não queríamos que a forma do hotel estivesse em constante batalha com o banco adjacente. Tentámos fazer mais com menos, optando por uma solução atemporal que proporciona graça e drama por meio de manipulações poderosas de escala, materialidade e proporção”, explicou o arquitecto Chad Oppenheim, do ateliê homónimo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...