Quando Los Angeles tinha uma ‘Veneza da América’
Em Los Angeles, Califórnia, existe um bairro residencial chamado Veneza. O que pouca gente sabe é que esta Veneza americana foi no início do século XX muito semelhante à Veneza de Itália, com prédios e canais que muito faziam lembrar a original.
O bairro de Veneza foi maioritariamente desenvolvido por Abbot Kinney, empresário, que quis criar uma irmã gémea da cidade idade história italiana no coração de Los Angeles. A Veneza da América foi inaugurada a 4 de Julho de 1905. Inicialmente tinha sete canais distintos que criavam uma rede irregular de ligações com quatro ilhas. Três dos canais tinham nomes que evocavam os deuses mitológicos e o maior de todos, que conduzia a uma lagoa de água salgada foi chamado de ‘Grand Canal’.
O principal objectivo da construção de Kinney era evocar o charme da antiga Veneza mediterrânica, mas também resolver parte dos problemas de transporte da cidade com a criação de novos meios de circulação. Como é expectável, os turistas podiam visitar a Veneza da América a pé ou em gondolas que circulavam nos canais e onde se cantava em italiano. Os habitantes da zona podiam circular nos canais com as suas próprias gondolas e canoas.
Pouco depois de terem sido construídos os primeiros sete canais, foi construído um novo conjunto de seis canais mais pequenos a sul, que tinham ligação com o ‘Grand Canal’. De toda a rede de canais apenas estes últimos seis canais mais pequenos chegaram até aos dias de hoje.
Na década de 1920 os canais estavam poluídos, devido à fraca utilização. Os visitantes chegavam principalmente de carro, oposto ao que era esperado. Uma vez que a zona foi concebida para trânsito pedestre apenas, a Veneza da América tinha pouco estacionamento disponível e as estreitas ruas não eram compatíveis com os automóveis.
Embora os residentes se tenham oposto à mudança, em 1924 os líderes autárquicos e os comerciantes adaptaram a infra-estrutura de Veneza para acomodar carros. As duas vias que existiam para eléctricos foram alargadas e pavimentadas. A maior parte dos primeiros canais foi drenada, enchida e pavimentada, de forma a transforarem-se em estradas.
No final de 1929, os sete canais originais da Veneza da América estavam completamente pavimentados.
[nggallery id=1952 template=greensavers]